quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Receita #2: Cebolinhas de escabeche

Pois é, ja é Natal! É impressionante como o tempo passa a correr e de repente ele ja está de volta!
Mas, não ha tempo a perder e como boa madeirense que sou , para mim o Natal tem muitas tradições, passando pelas típicas broas de mel, bolos de mel, carne da noite, peru assado e os piclkles! Ai  o que eu gosto de piclkes..!
Lá em casa quem tratava deste assunto era o meu pai, mas este ano tenho eu de meter as mão a obra e lá me aventurei! Não é nada dificil de fazer, é trabalhoso mas vale a pena, garanto!
Não vão certamente ficar tão bons como os do pai ficavam, mas há que manter a tradição!


Celolinhas de escabeche:

1 kg de cebola míuda da madeira (não podem ser chalotas, tem de ser cebola);
Vinagre de Vinho Branco de boa qualidade;
Vinho Branco de tempero;
Folhas de louro;
Pimentas vermelhas (malagueta);
Cravinho;
Sal grosso

Começamos por escaldar as cebolas de modo a que se possam descascar mais rapidamente. Coloque as cebolas num recepiente e deite água a ferver sobre as mesmas. Deixe repousar por 5m e retire toda a água.
Enquanto espera escalde também os recepientes de vidro que pretende utilizar para colocar as cebolas.
Com uma faca pequena começe a retirar a casca das cebolas. Aconselho a utilizar luvas nesta fase caso contrário, no final do trabalho terá as mão amarelas e impregnadas de cheiro a cebola.
Nos frascos escaldados coloque no fundo 4 a 5 cravinhos, sal grosso, uma pimenta aberta, uma folha de louro e as cebolas descascadas. Encha 3/4 do frasco com o vinagre e o restante 1/4 com o vinho branco. Garanta que os frascos estão bem selados e agite-os antes de guardar.
Estarão prontas a consumir após 3 a 5 dias.

Bom apetite!****




 

1 comentário:

  1. ola bom dia ... gostaria de saber se posso descascar as cebolinha dias antes de fazer ....obrigada

    ResponderEliminar