quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Receitas#14: Barras de cereias para os snacks de Outono

Nesta coisa das dietas as vezes é difícil encontrar um snack/lanche saudável, bom e que satisfaça! Pelo menos os snacks/lanches  são para mim a maior dificuldade! Bolachas não porque tem trigo, aveia não porque já comi ao pequeno almoço, iogurtes fruta e frutos secos acabam por soar sempre a mais do mesmo.
Assim este fim de semana aventurei me nas barras de cereais e confesso me rendida. São super fáceis de fazer, saborosas e fáceis de conservar pelo que dá para fazer uma receita para uma a duas semanas.
Aqui fica uma das possíveis receitas mas já sabem...é do que houver lá por casa!

Ingredientes:

1/2 chávena de sementes de linhaça
1/2 chávena de sementes de sésamo
1/2 chávena de sementes de girassol
1/2 chávena de sementes de abóbora
1 chávena de gérmen de trigo (usei Pura Vida Pingo Doce)
1/2 chávena de arrandos secos
1 1/2 colher sopa de manteiga de amendoim
1 1/2 colher sopa de mel
1 colher sopa óleo de coco
1 colher de sopa agua
1 pitada sal

Modo de preparo:

Num recipiente misturar as sementes, o gérmen e os arrandos. De seguida juntar o óleo de coco, manteiga de amendoim o mel e a água. Misturar tudo com as mão até obter uma mistura pegajosa, uniforme que se cole as mãos. Se achar que está muito seco adicione mais água ou óleo de coco.
 
Colocar a mistura num tabuleiro/pirex previamente forrado com papel vegetal de modo a que fique com aproximadamente 1.5 a 2 cm de altura. Calque bem a mistura com as mãos contra o tabuleiro/pirex de modo a que fique uma mistura compacta e liso na superfície. Leve ao forno por 30m a 180º e deixe a mistura esfriar no tabuleiro de um dia para outro. No dia seguinte desenforme e corte ao quadrados ou em barras e guarde numa lata forrada a papel vegetal. Bom apetite!

 

Objectos de desejo #1


terça-feira, 20 de outubro de 2015

Receitas #13: Salmão no Wook com sementes de sesamo

Quem segue o meu blog já sabe que sou adepta dos jantares "do que houver" que no fundo a única técnica que requer é misturar, com alguma arte, o que houver no frigorifico e na dispensa.
 A receita que vos trago hoje e mais um exemplo disso que culminou num delicioso jantar light, rico em proteínas e low carb. Inspirem se!

Ingredientes:

2  postas salmão
1/2 pimento
1/2 beringela
1 Cebola
Sementes de sésamo q.b.
Azeite
Molho de soja

Modo de preparo:

No WOOK refogar cebola com o azeite até ficar dourada. Adicionar a beringela, o pimento e depois o salmão. Saltear no wook até que o salmão fique cozido e adicionar no final o molho de soja para tempero. Não e necessário adicionar sal a confeção visto o molho de soja ser já salgado. Guarnecer com sementes de sésamo.

Bom proveito!
 

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Novos começos?!?!?

Sabem aquela máxima " ano novo, vida nova"? Para maior parte das pessoas, o balanço do ano e a tomada de grandes decisões e mudança ocorre em Janeiro. Para mim, é Outubro.
Outubro  é o mês de começos pois segue Setembro que é o mês de mudanças. Em Setembro acaba o Verão e começam o Outono,  acabam se as férias e  voltamos ao trabalho, os miúdos voltam a escola.
Setembro é mudança, pede uma análise do que la atrás ficou e a tomada de decisões para mudar , para corrigir velhos hábitos a implementar novos, em Outubro. Outubro sim...representa o inicio, a data de execução do plano definido, representa o começar de novo, uma nova oportunidade!
 
Foi assim que pensei logo no final de Setembro mas, já cá estamos em meados de Outubro e eu permaneço sem implementar qualquer mudança com sucesso.
Escrevo escrevo escrevo, faço planos, tomo decisões, tomo medidas mas...e implementar? Porque me custa tanto? será que não quero isto? Claro que quero! Quero perder peso, quero vestir um biquini sem preconceitos, quero chegar a uma loja e que tenha o meu numero ou simplesmente vestir algo que me cai bem...logo a primeira. Quero me sentir bem na minha pele, conseguir ver as fotografias das férias sem ter vontade de as apagar a todas, quero olhar num espelho e me reconhecer, me ver. Quero ter energia e saúde para dar e vender, quero me sentir bem em mim!
Porque e tão difícil? porque não consigo faze-lo? Não me consigo entender, não me consigo justificar mas...vou ter de me vencer....esta displicência, este conformismo, esta preguiça, esta inercia que me consome. Assumo aqui declaradamente e publicamente esta guerra contra esta parte de mim, porque só se vivi uma vez e há que viver da melhor forma possível! há que ser feliz!
 

 

Bom dia!