quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Raw Food

A minha principal ressolução de Ano Novo este ano prende-se com ser sáudavel e iniciei o ano a pesquisar muito na internet e à procura da melhor solução.
 
O meu objectivo era encontrar uma solução simples e fácil para comer de forma sáudavel, nutritiva, que me ajudasse no processo de perda de peso e que me fornece se mais energia.
 
Procurei e pesquisei e encontrei a Rawfood ou em português, a Comida Viva.
Numa primeira análise, esta dieta "Rawfood" pode parecer extremista e fundamentalista, pois elimina toda a carne e peixe, productos lácteos e comidas cozinhadas. São apenas permitidos os alimentos crus, nomeadamente frutas e legumes, bem como algumas sementes e os chamados superalimentos.
 
Fundamentalismo à parte, o que o Rawfood defende é que devemos comer o máximo de frutas e legumes possíveis, introduzi-los na nossa dieta mas sempre crus, pois ao serem cozinhados perdem grande parte das suas propiedades nutritivas. As frutas e legumes crus tem vida e tem propiedades ùnicas e através da ingestão deste alimentos obtemos as enzimas essenciais para uma perfeita absorção dos nutrientes enquanto preservamos as nossas reservas enzimáticas.
 
 É uma dieta altamente vitalizante e desintoxicante, que melhora o funcionamento da "vida do corpo", sendo os resultados imediatos de maior disposição física, melhor qualidade de sono, mais energia, mais fácil digestão, melhor funcionamento do intestino, bem-estar, melhor humor.  Alegadamente esta dieta é uma grande aliada no combate a doenças graves,  nomeadamente diabetes e cancro.

Enfim, tudo isto me faz sentido e por isso decidi inclui na minha dieta mais frutas e legumes frescos, sementes e superalimentos e substituir os productos lácteos por produtos de soja, arroz ou amêndoas.

 Não é tão complicado como parece, até porque eles promovem o consumo de smoothies ou batidos, onde misturam folhas verdes com frutas e sementes.


Experimentem!

Informação adicional:


Rawfood para principiantes: muito bom este site. Explica tudo: http://www.raw-food-for-the-beginner.com/

Como fazer un green smoothie: Dra. Nádia sempre muito á frente:  http://nadiabrazaoplanod.blogspot.pt/2014/01/ano-novo-e-green-smoothies-da-moda.html

O que são super alimentos: http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/6-super-alimentos.html

A familia Rawfood:http://www.rawfamily.com/

 

Sem comentários:

Enviar um comentário